Notícias

Conheça três formas de planejar sua aposentadoria

Conheça três formas de planejar sua aposentadoria

 

Quando se fala em PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO temos que pensar em três pontos:

 

1 – PLANEJAR PARA GANHAR MAIS

2 – POSSO PAGAR MENOS?

3 – POSSO PARAR DE PAGAR?

 

Isso tem relação direta com as três formas que podemos ter renda no futuro sem trabalhar. Afinal, são vários os motivos que podem fazer o trabalhador almejar pela aposentadoria. A questão é que por falta de saúde ou simplesmente por querer aproveitar para realizar sonhos após tantos anos de trabalho, as pessoas querem poder se beneficiar de uma aposentadoria justa.

 

E, quais são os caminhos para ter renda:

(1) Ter reserva financeira

(2) contribuir para a previdência social

(3) receber ajuda assistencial do Governo

 

Na primeira alternativa, sabemos, que é uma realidade distante para grande parte da população brasileira, uma vez que a renda, em muitos casos, não supre nem mais os gastos mais essenciais do dia a dia. Mas para outros, se possível, é uma alternativa.

 

Já no caso de adesão a Previdência Social, por mais que apresente falhas e pouco investimento (5%, 11% ou 20% do salário mínimo por pelo menos quinze anos) é possível ter um salário mínimo vitalício, com décimo terceiro e com direito à reversão em pensão para dependentes.

 

E, se sobrar dinheiro, ainda tem a previdência privada. Os brasileiros estão começando a entender que vale a pena fazer um planejamento previdenciário e para isso é importante conhecer suas três dimensões: planejar para pagar mais, pagar menos ou parar de pagar.