INSS telefone 135: o número da previdência social

Compartilhe

Para ampliar o acesso da população aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social e prestar um bom atendimento ao cliente foi criada a Central 135, composta por várias equipes de atendimento espalhadas pelo Brasil.

Essa central de telefone Previdência Social faz parte de um esforço para ampliar e automatizar canais e equipes de atendimento – apesar de ainda haver muito espaço para melhorias.

Por ser considerado um serviço de utilidade pública (essencial), as chamadas de voz, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, pelo celular, o custo é o de uma ligação local.

PASSO A PASSO

  1. Ligar para o número 135, por telefone fixo ou celular.
  2. Você será informado dos custos da ligação e poderá desligar se não concordar.
  3. Se concordar, depois de solicitado, informe o seu número do CPF ou da pessoa para quem deseja informações/serviços.
  4. Será informado seu número de protocolo (a ligação será gravada).
  5. Se quiser que o número seja repetido, digite 1, ou aguarde na linha para prosseguir com o atendimento.
  6. Escolha o serviço que deseja, digitando o número respectivo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A maioria das informações e serviços conseguem ser realizados com os seguintes documentos:

  1. número do CPF;
  2. número do NIS/PIS (para empregados com carteira assinada);
  3. número do NIT (para contribuintes individuais e domésticos);
  4. CNPJ ou CPF do empregador;
  5. número do benefício ou número de inscrição na Previdência Social.

ATENÇÃO: o INSS não solicita qualquer dado financeiro confidencial ou senhas.

COMO LIGAR PRO 135 DO CELULAR?

A ligação pelo celular para o 135 pode ser feita como qualquer outra chamada e será cobrada a tarifa de uma ligação local.

Algumas operadoras, dependendo do plano contratado, costumam não completar a chamada.

Porque não consigo ligar para 135 do meu celular?

Algumas operadoras não completam a ligação em razão do plano contratado, normalmente aqueles denominados “Plano Controle”. Portanto, o problema não é com o canal de atendimento 135, mas sim com a operadora (Vivo, Claro, Tim, etc).

QUAL O NÚMERO DO INSS 0800?

Não existe mais o número 0800 728 0191, que foi desativado, e substituído pela Central 135.

Como ligar para o INSS de graça?

Para ligar de graça faça a chamada a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135.

Se a ligação for feita celular será cobrado o valor de uma ligação local.

QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO 135?

Funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília/BR). Fora desse horário funciona apenas o atendimento eletrônico.

QUAL O NÚMERO DO TELEFONE DO INSS PARA INFORMAÇÕES?

Atualmente o 135 é o único canal de atendimento por telefone oficial.

Pessoas que estiverem no exterior também conseguem fazer a ligação para o 135, é um número único para qualquer situação. No entanto, é fundamental observar as tarifas locais.

Posso ligar direto em uma Agência do INSS?

A recomendação é sempre ligar no 135, que é a central de atendimento especializada. Ao ligar para uma das agências do INSS, seja de São Paulo, do Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade, os atendentes não poderão passar quaisquer informações sobre processos, registros, chamados ou perfis dos segurados.

Como falar com um atendente do INSS?

Para falar com um atendente os segurados podem ligar no 135 (telefone previdência social) ou comparecer a uma agência física da previdência social (APS).

QUAIS AS FORMAS DE ENTRAR EM CONTATO COM O INSS?

Atualmente o INSS conta com os seguintes canais de atendimento: pelo Site e Aplicativo Meu INSS, presencialmente nas agências (APS) e pelo número de fone INSS 135.

QUAL É O TELEFONE DA OUVIDORIA DO INSS?

O telefone da ouvidoria é o 135, mas também pode ser feito o contato (para elogios, sugestões, reclamações ou denúncias) pelos seguintes canais de atendimento

COMO ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O INSS?

Para enviar mensagem de texto para a Previdência, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar no ícone da assistente virtual e então vai abrir a janela de Chat (mostrada abaixo).

Preencha com suas informações (Nome e CPF) que em seguida será possível enviar a mensagem.

O ícone para abrir a janela de Chat fica no canto inferior direito

COMO MARCAR PERÍCIA NO INSS?

Para marcar perícia no INSS pelo telefone basta ligar na Central de Atendimento 135, informar seu CPF e seguir as instruções do atendimento automatizado.

COMO FALAR COM O INSS PELO WHATSAPP?

A previdência não fornece atendimento pelo Whatsapp.

Qualquer contato que você receber via WhatsApp se passando pela Previdência é golpe.

Golpistas estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” e se aproveitando até da imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem de celular (WhatsApp), conforme imagem abaixo divulgada pela própria Previdência:

Fonte: Previdência Social

Como se proteger desse golpe?

A previdência orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.

O que fazer em caso de tentativa de golpe?

O instituto orienta que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente.

Qual o número que o INSS manda mensagem?

O número de SMS utilizado pelo INSS é 280-40.

Mas atenção: a previdência não envia links e nem solicita documentos via SMS.

O contato pode ser feito também pelo telefone previdência social (135), mas não é comum.

Picture of Hilário Bocchi Neto (Tico)

Hilário Bocchi Neto (Tico)

OAB/SP 331.392 – Advogado e Jornalista especialista em Previdência. Gestor pela USP e pela PUC. Autor do Livro Manual do Advogado Previdenciário. Adora estudar e ficar com a família.
Seja notificado sempre que sair um novo artigo em nosso blog.
Inscreva-se no formulário abaixo