Procuração eletrônica no Meu INSS: como fazer?

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A procuração eletrônica no Meu INSS é um instrumento digital utilizado para autorizar o acesso de outra a determinados serviços em seu nome, diretamente pela plataforma Meu INSS, sem a necessidade de compartilhar senha da conta GOV.BR ou de comparecer a uma agência do INSS.

O que é uma procuração eletrônica?

A procuração eletrônica Meu INSS é um recurso que permite a você autorizar alguém, como um familiar, cuidador ou advogado, os serviços que você escolher no aplicativo ou site Meu INSS, sem precisar compartilhar sua senha nem ir até uma agência.

Os principais objetivos da procuração do Meu INSS são:

  • Aumentar a segurança da conta gov.br 
  • Evitar o compartilhamento de senha
  • Dar autonomia ao segurado
  • Auxiliar advogados e representantes no acesso autorizado

📝 Essa funcionalidade foi regulamentada pela Portaria Conjunta DIT/DIRBEN/INSS nº 10/2025 e entrou em vigor a partir de 13/11/2025. 

Como gerar uma procuração eletrônica?

A procuração eletrônica é gerada e só pode ser usada no Meu INSS, não tendo validade se se for impressa ou compartilhada como documento.

Ao cadastrar a procuração eletrônica, você escolhe os serviços que deseja que a outra pessoa tenha acesso, bem como o período de validade da procuração.

Atualmente apenas 2 serviços estão disponíveis:

  1. consultas de documentos e de serviços online
  2. consultas de pedidos e de benefícios

📌 Dica: é possível revogar a procuração eletrônica a qualquer momento, por meio da sua conta GOV.BR.

Como posso fazer uma procuração online para o INSS?

Para realizar a procuração eletrônica no INSS, siga os passos abaixo:

  1. Faça o login no site ou aplicativo GOV.BR
  2. Pode aparecer uma tela de Autorização de uso de dados pessoais, leia e depois clique em Autorizar
  1. No menu, procure e clique na opção Procurações Eletrônicas
  1. Você precisará clicar novamente em Autorizar para concordar com os termos de Autorização de uso de dados pessoais.
  2. Escolha a opção + Cadastrar Procuração:
  1. Por fim, basta preencher seus dados e os do representante, o período de validade da procuração e escolher quais serviços poderão ser acessados (por exemplo: consultas de documentos, benefícios, pedidos).
  2. Finalize a autorização e salve a confirmação.
  3. Pronto! O representante passará a ter acesso aos serviços autorizados no Meu INSS sem que você precise compartilhar senha.

⚠️ Atenção: Tanto você quanto a pessoa que receberá a procuração precisam ter o endereço cadastrado e atualizado na conta GOV.BR (o que pode ser feito na sessão “Dados Pessoais”), bem como possuir conta nível prata ou ouro.

Se não tiver, irá surgir a seguinte mensagem ao tentar cadastrar a procuração:

Como conseguir conta nível prata ou ouro no Meu INSS?

Veja como você pode conseguir uma conta gov.br nível prata ou ouro:

Conta de nível prata no GOV.BR

A conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Também é possível ter uma conta prata validando seus dados em um dos bancos credenciados.

Conta de nível ouro no GOV.BR

A conta nível ouro permite acesso a qualquer serviço público digital e garante maior segurança.

Por isso, o procedimento é um pouco mais burocrático, sendo necessário fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Como cadastrar endereço para procuração eletrônica INSS?

Para cadastrar o endereço e utilizar na procuração eletrônica do Meu INSS, siga os passos:

  1. Faça o login no site ou aplicativo GOV.BR
  2. Clique no seu nome no canto superior direito e depois escolha a opção Dados Pessoais:
  1. Clique na caixa de Endereços ou registre um novo, se ainda não tiver:
  1. Clique no botão para editar o Endereço:
  1. Preencha todos os campos do Endereço e ao final, não esqueça de marcar a opção Definir como endereço disponível para procuração eletrônica:

Qual o preço de uma procuração para o INSS?

A procuração eletrônica disponibilizada pelo INSS para uso na plataforma Meu INSS é gratuita.

Já no caso de procuração pública tradicional lavrada em cartório (instrumento público) ou de uso presencial, pode haver cobrança conforme tabela de cada Estado.

Como posso acessar o Meu INSS com uma procuração eletrônica?

Se você for o representante autorizado:

  1. Assim que você acessar sua conta GOV.BR ou o Meu INSS irá surgir essa mensagem:
  1. Basta marcar em nome de quem você quer acessar a conta no Meu INSS e depois clicar em Acessar como Procurador
  2. Na tela inícial do Meu INSS irá aparecer assim:
  1. Pronto! Você verá os serviços para os quais foi autorizado e poderá atuar nos limites estabelecidos pela pessoa que concedeu o acesso.

🔢 Você não precisará da senha da conta do segurado, isso é justamente a novidade: sem compartilhamento de senha.

Como um advogado pode acessar o Meu INSS do cliente?

O advogado previdenciário pode acessar o Meu INSS do cliente basicamente de 3 formas:

  1. Com o cliente cadastrando o advogado como representante via procuração eletrônica no Meu INSS, indicando os serviços permitidos e a validade da autorização.
  2. Com a senha GOV.BR fonecida pelo cliente para o advogado acessar todos os serviços.
  3. Através do INSS Digital, que é um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a OAB e o INSS, para que o advogado tenha acesso a alguns serviços, como por exemplo solicitar benefícios em nome do cliente.

Perguntas frequentes sobre Procuração Eletrônica no INSS

Separamos as dúvidas mais comuns sobre Procuração Eletrônica INSS:

Qual tipo de procuração o INSS aceita?

Para os serviços digitais via Meu INSS, o INSS aceita a procuração eletrônica cadastrada na plataforma. Para outros serviços, também é aceita a procuração pública (feita em cartório) e a particular (elaborada pelo cidadão).

É possível fazer procuração sem ir ao cartório?

Sim, especificamente no caso da procuração eletrônica para o Meu INSS, todo o processo ocorre on-line via plataforma Meu INSS e GOV.BR. Ainda é possível fazer procuração particular, sem ter que ir ao cartório.

Quanto custa uma procuração digital?

A procuração digital do INSS não exige pagamento, é totalmente gratuita.

A procuração pública para o INSS é gratuita?

A procuração pública lavrada em cartório, é cobrada e o valor depende da tabela de emolumentos de cada Estado.

Foto de Hilário Bocchi Neto (Tico)

Hilário Bocchi Neto (Tico)

OAB/SP 331.392 – Advogado e Jornalista especialista em Previdência. Gestor pela USP e pela PUC. Autor do Livro Manual do Advogado Previdenciário. Adora estudar e ficar com a família.
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