- 1 “Desenvolvi a Estratégia dos 3 Q´s da Aposentadoria ao longo da minha carreira de 40 anos, e nos cursos que promovo para advogados, contadores e especialistas em previdência a aceitação é muito grande” comemora o advogado diz Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no Bocchi Advogados Associados.
- 2 Proteção estratégica
- 3 Quando?
- 4 Quanto?
- 5 Qual?
“Desenvolvi a Estratégia dos 3 Q´s da Aposentadoria ao longo da minha carreira de 40 anos, e nos cursos que promovo para advogados, contadores e especialistas em previdência a aceitação é muito grande” comemora o advogado diz Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no Bocchi Advogados Associados.
Além de advogado, Hilário Bocchi é professor e escritor e já estão no forno dois livros que serão lançados ainda este ano:
- Manual do Advogado Previdenciário (3ª Edição), livro mais técnico dirigido a profissionais da área;
- Quero Me Aposentar (6ª Edição), um passo-a-passo de autoajuda para quem quer fazer um planejamento previdenciário.
Os dois livros serão lançados nas suas redes sociais e para não perder o lançamento, basta se inscrever e seguir.
Inicie uma conversa pelo whatsapp: clique aqui
Proteção estratégica
Com tantas mudanças, muita gente nem sabe por onde começar, não sabem como calcular a aposentadoria e nem simular a aposentadoria na hora certa.
A Estratégia dos 3Q da aposentadoria é o caminho certo para planejar a aposentadoria.
Definir, nesta ordem, QUANDO vai se aposentar, QUANTO vai receber e QUAL aposentadoria é a mais vantajosa, habilita o investidor a definir COMO vai contribuir até chegar a hora da melhor aposentadoria.
Quando?
As aposentadorias são analisadas com base no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, que é o extrato previdenciário onde contém os contratos de trabalho e os salários do segurado.
Este documento pode ser obtido no site oficial do INSS. É o ponto de partida para definição do “quando” o segurado vai aposentar. Como simular a aposentadoria é uma grande dúvida.
Com este documento é possível simular as aposentadorias com direito adquirido, regras de transição e novas regras, considerando a possibilidade de conversão do tempo especial em comum e as regras diferenciadas das Pessoas com Deficiência.
Quanto?
Esta é a parte mais complicada do planejamento previdenciário porque tem que calcular e atualizar todos os salários desde 1994. É assim que a aposentadoria é simulada e calculada.
Quem tem direito de se aposentar com base nas regras de direito adquirido, pode excluir 20% dos menores salários. Isso aumenta a média salarial.
Quem vai se aposentar com as novas regras aprovadas a partir da reforma de novembro/2019 não pode excluir todas essas contribuições, então a média cai. A aposentadoria por idade tem fórmula de cálculo diferente.
O segurado tem que definir quando vai se aposentar antes de querer saber o valor da aposentadoria
Qual?
O segurado que completar os requisitos para obtenção de mais de uma aposentadoria pode escolher a regra mais vantajosa.
O desafio é descobrir com antecedência qual aposentadoria será mais vantajosa, assim dá para resolver como as contribuições devem ser feitas evitando-se pagar mais do que vai receber.
Em alguns casos “não pagar” pode ser melhor que pagar. A Previdência nem sempre dá esta informação.
Por isso o planejamento previdenciário é importante