- 1 O sonho da aposentadoria está se tornando um pesadelo. Para não ficar sonhando e nem ter pesadelo, o brasileiro precisa acordar. O planejamento previdenciário é essencial em momentos de mudança da legislação, adverte o advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados.
- 2 6 passos para planejar aposentadoria
- 3 Fazer a coisa certa
- 4 Não desista. Continue!
O sonho da aposentadoria está se tornando um pesadelo. Para não ficar sonhando e nem ter pesadelo, o brasileiro precisa acordar. O planejamento previdenciário é essencial em momentos de mudança da legislação, adverte o advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados.
Clique aqui e converse pelo Whatsapp
Ficar esperando que alguma coisa aconteça não vai resolver o problema de ninguém.
Somente diante de um diagnóstico previdenciário é que a pessoas podem ter ciência do que precisarão para planejar a aposentadoria.
6 passos para planejar aposentadoria
Conferir o CNIS, calcular o tempo de serviço, definir a data do benefício, saber é o mais vantajoso, planejar como vai contribuir e verificar a necessidade de previdência complementar.
Não dá para brincar com o futuro.
Cada passo tem que ser bem definido e acertado com precisão.
Fazer a coisa certa
Quem vai aposentar, tem que ficar atento.
Existe uma particularidade para cada tipo de contribuinte: empregados, o servidor público, quem contribui por conta própria e o segurado facultativo (desempregado).
Muitos desses profissionais não têm sido orientados corretamente sobre como, com quanto e a forma de contribuir. Outros não têm e nunca tiveram qualquer orientação.
Não desista. Continue!
Com tanto desemprego, crise, desconfiança e reformas na Previdência Social, tem muita gente jogando a toalha e parando de contribuir. Não faça isso. Não deixe para trás o sonho da aposentadoria.
É difícil pensar no futuro quando se está com dificuldade no presente. Mas este dia vai chegar. E aí!
Para tudo tem uma saída. Há luz no fim do túnel.