Todo ano o INSS divulga um balanço sobre os pedidos de aposentadoria e o resultado é sempre o mesmo: mais da metade dos benefícios são negados.
Soma-se a isso a enorme fila de pessoas aguardando o resultado do pedido e também a confusão de regras de aposentadoria e cálculos trazidos pela Reforma da Previdência.
Não é à toa que uma das perguntas que mais recebemos é “como planejar minha aposentadoria?”.
O cenário, que parece desanimador, tem um remédio: o Planejamento de Aposentadoria.
Por isso, nesse post vamos dar dicas de aposentadoria e o passo a passo de como se preparar para dar entrada no pedido, escolher o melhor benefício e aumentar as chances de ter o processo analisado com rapidez.
Como começar a fazer um planejamento de aposentadoria?
O foco inicial do planejamento previdenciário é o passado, então o primeiro passo é separar a documentação de toda a sua vida de trabalho.
Os principais documentos que podem ajudar na análise são os seguintes:
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais;
- Carteiras de trabalho;
- Holerites;
- Formulários e Laudos sobre o trabalho (PPP);
- Guias e carnês de recolhimento;
- Processos trabalhistas;
- Certidões ou extratos de contribuições em outros regimes de previdência;
- Indícios de prova para recuperar tempo do passado (inclusive sem registro).
Não dá para definir quando, quanto e qual benefício é mais vantajoso sem a investigação do tempo de serviço, condições de trabalho e contribuições do passado.
É nesse momento que são descobertos os erros que devem ser corrigidos antes de dar entrada no pedido de aposentadoria. Os mais comuns são:
- Indicadores negativos no CNIS;
- Acerto de vínculos e remunerações;
- Unificação de cadastros no INSS;
- Indenização de contribuições em atraso;
- Complementação de contribuições;
- Acordos internacionais;
- Necessidade de Certidão de Tempo de Contribuição;
- Atividades especiais sem comprovação.
O próximo passo é definir, nesta ordem, quando vai se aposentar, quanto vai receber e qual aposentadoria é a mais vantajosa.
Essas providências vão permitir definir como contribuir até chegar a hora da melhor aposentadoria. Assim, é possível definir a necessidade de uma previdência privada ou investir no Tesouro RendA+ para complementar sua renda.
Por último, mas não menos importante, atualize seu planejamento todos os anos.
Quem faz planejamento de aposentadoria?
O planejamento de aposentadoria é um estudo exclusivo sobre todo o histórico previdenciário e de trabalho do segurado, que envolve análise técnica sobre diversos aspectos:
- Legislação e direitos previdenciários
- Condições ambientais e de segurança no trabalho
- Cálculo e projeções matemáticas
- Inclusão e acessibilidade biopsicossocial
Por isso, no Bocchi Advogados contamos com uma equipe multidisciplinar para elaboração e acompanhamento dos Planejamentos e Processos Previdenciários.
É através desse estudo e cuidado individualizado que procuramos garantir uma aposentadoria confortável para os trabalhadores.
Quanto custa um planejamento de aposentadoria?
O investimento depende do modelo de planejamento previdenciário e varia de acordo com suas necessidades específicas.
A Tabela de Honorários Advocatícios 2024 da Ordem dos Advogados do Brasil sugere os valores mínimos que os advogados podem cobrar por cada serviço.
Como funciona a consultoria para quem quer dar entrada na aposentadoria?
A consultoria para quem quer dar entrada na aposentadoria funciona ajudando o trabalhador a avaliar sua situação previdenciária, planejar o pedido de aposentadoria e o acompanhamento do processo até o fim.
Um advogado especialista em previdência ajuda a entender todas as regras de aposentadoria e escolher a melhor opção para suas necessidades específicas.
Além disso, acompanha desde o planejamento, organização da documentação, protocolo e acompanhamento do pedido – inclusive na Justiça, se for necessário.
Nós podemos te ajudar com todos esses passos e, inclusive, ao final, fazemos a conferência minuciosa do benefício para ter a certeza de que ele foi concedido exatamente como o planejado.
Vale a pena fazer planejamento de aposentadoria?
Fazer um planejamento previdenciário é o caminho certo para não se arrepender no futuro, afinal sua aposentadoria vai te acompanhar pelo resto da vida – muitas vezes até além da vida, já que seus dependentes podem receber a Pensão por morte, que será calculada com base na sua aposentadoria.
O Planejamento também vai sanar a dúvida entre receber um benefício menor mais cedo ou ter um benefício maior mais tarde.
Dá para definir qual é a regra mais vantajosa entre as de direito adquirido, as novas regras ou as de transição.
Outra vantagem do Planejamento é evitar a fila do INSS. Hoje a análise é praticamente feita de forma automática, por isso nada melhor do que garantir que seus documentos estejam organizados na hora de dar entrada no pedido.
A maioria das pessoas não planeja perder dinheiro, perdem porque não planejam.
Desenvolvemos o serviço de planejamento previdenciário online para você ter todas as orientações necessárias e se aposentar sem sair de casa.
Fale com um de nossos advogados e conheça nossas soluções.