Saiba Como Funciona A Revisão de Aposentadoria

Compartilhe

A aposentadoria é um dos momentos mais esperados na vida de muitos trabalhadores.

Mas, muitas vezes o INSS comete alguns erros na hora de conceder a aposentadoria, o que pode levar a um valor menor do que o esperado.

A saída para corrigir esses equívocos da Previdência é a Revisão de Aposentadoria.

Se você está insatisfeito com o valor que recebe do INSS, esse conteúdo é para você, pois vamos explicar como funciona a revisão de aposentadoria e como você pode saber se tem direito a ela.

Confira tudo que vamos abordar:

O que é Revisão da Aposentadoria?

A Revisão da Aposentadoria é um processo pelo qual o trabalhador solicita ao INSS uma nova análise do seu benefício por entender que o valor pode não estar correto.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:

  • Descoberta de erros no cálculo inicial
  • Salários incorretos no cálculo da aposentadoria
  • Inclusão de novos períodos trabalhados que não foram considerados (urbano ou rural)
  • Inclusão de períodos de atividade especial (Periculosidade, insalubridade e penosidade)
  • Mudanças na legislação que beneficiem o aposentado
  • Novas decisões judiciais sobre teses de revisão
  • Alteração da espécie (tipo) de aposentadoria
  • Inclusão de direitos conquistados em Processos Judiciais (principalmente trabalhistas)
  • Descartes de contribuições para aumentar o valor da aposentadoria

Se você desconfia que algo não está certo com o valor que está recebendo todo mês, a revisão é o caminho para buscar a correção.

A Revisão é um direito que abrange diversas situações, e muitos segurados podem se beneficiar dela para aumentar o valor da aposentadoria.

ATENÇÃO!

Não basta apenas se enquadrar em algum dos tipos de revisão aposentadoria, é preciso verificar se essa revisão irá aumentar o valor do seu benefício.

É muito comum que aposentados façam o pedido de revisão sem um estudo prévio e o benefício acaba tendo o valor diminuído (ou até mesmo suspenso).

Não corra esse risco!

REVISÃO COMPLETA

A Bocchi Advogados possui um método de análise de revisões que verifica todas as possibilidades e direitos que podem aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão. 

Nós fazemos um verdadeiro pente fino no seu benefício para que você tenha a se  valor pode aumentar.

São analisadas as Leis, as decisões da Justiça e as situações particulares de cada beneficiário que podem melhorar o valor do benefício.

Fale agora mesmo com nossos advogados para saber mais sobre esse serviço:

Atenção: A Revisão aposentadoria INSS Vida Toda foi negada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por isso, o ideal é fazer uma Revisão Completa para verificar quais tipos de reajustes você pode fazer para aumentar o valor da sua aposentadoria.

Como funciona a Revisão de Aposentadoria?

Quando o aposentado identifica que algo pode estar errado com o valor de sua aposentadoria ou percebe que alguma coisa deixou de ser considerada pelo INSS para conceder o benefício, é possível solicitar uma revisão.

Esse pedido deverá ser analisado, e, se procedente, o valor do benefício poderá ser ajustado.

É importante destacar que a revisão pode resultar tanto em um aumento quanto em uma diminuição do valor do benefício, dependendo do que for identificado durante a análise.

Por isso é muito importante consultar um advogado previdenciário para ter certeza de que a revisão será positiva.

Como saber se vale a pena pedir revisão de aposentadoria?

Saber se vale a pena pedir revisão de aposentadoria é uma questão que envolve uma análise cuidadosa de diversos fatores.

Se estiver em dúvida sobre a necessidade de revisão, consulte um advogado especializado em direito previdenciário.

Esse profissional pode analisar seu caso, verificar os cálculos e orientar sobre a viabilidade da revisão.

Quem tem direito à Revisão da Aposentadoria?

Tem direito à revisão da aposentadoria o segurado que:

  • Recebe um benefício do INSS há menos de 10 anos
  • Tem provas de que o cálculo do seu benefício foi feito de forma incorreta

Assim sendo, qualquer pessoa que receba aposentadoria pelo INSS e acredite que seu benefício tem algum erro ou que novos elementos devem ser considerados no cálculo tem o direito de solicitar a revisão.

No entanto, existe um prazo para fazer essa solicitação:10 anos contados do início do pagamento da aposentadoria.

Existem algumas exceções a esse prazo de 10 anos, conforme veremos no próximo tópico.

Quem se aposentou há mais de 10 anos tem direito à revisão?

O prazo para solicitar a revisão da aposentadoria é de 10 anos, contados a partir da data do início do recebimento do benefício.

Esse é o prazo que se aplica à maioria das revisões.

Isso é o que chamamos de prazo decadencial.

Fique atento: Repare que o prazo começa a contar da data em que você recebeu o primeiro pagamento da sua aposentadoria, e não da data que você solicitou o benefício.

Mas existem alguns tipos de revisão de aposentadoria que podem ser solicitados após os 10 anos, conforme veremos a seguir.

Quais revisões não tem decadência?

As principais revisões em que não se aplica o prazo de 10 anos para serem solicitadas são:

  • Revisão do Teto Previdenciário
  • Revisão do Buraco Negro
  • Revisão do Buraco Verde
  • Revisão do Primeiro Reajuste
  • Em caso de direito reconhecido na Justiça do Trabalho: nesse caso o prazo de 10 anos começa a contar quando terminar a Reclamatória Trabalhista (do trânsito em julgado)
  • Se você já fez o Pedido de Revisão no INSS

Mesmo que já tenha passado o prazo de 10 anos e você não se enquadre em uma das situações acima, vale a pena conversar com um advogado especialista em direito previdenciário.

Reúna a documentação (mais adiante veremos quais documentos são necessários) e conte sua situação para ter a certeza se existe algo que ainda pode ser feito na sua aposentadoria.

Renovação do prazo de 10 anos para entrar com ação na justiça

Caso o aposentado tenha feito o pedido de Revisão de Benefício no INSS dentro do prazo de dez anos, contados a partir do recebimento da primeira parcela, um novo prazo começa a ser contado.

Isso porque o prazo para entrar com a ação de revisão na justiça começará a contar a partir da data em que foi feito o requerimento administrativo de revisão.

Por exemplo: José começou a receber sua aposentadoria em janeiro de 2005.
Descontente com o valor que recebia, procurou um advogado que fez um pedido de revisão em janeiro de 2014, portanto nove anos depois, mas ainda dentro do prazo original de dez anos.
O prazo que José poderá entrar com a ação judicial referente a essa revisão será em janeiro de 2024, pois começa a contar NOVO prazo decadencial a partir da data do pedido administrativo de revisão feito no INSS.

ATENÇÃO: o novo prazo decadencial só conta para o pedido de revisão específico que foi feito, isso significa que não adianta fazer um requerimento de revisão genérico.

Portanto é muito importante elaborar um bom requerimento de revisão para você não perder a chance de aumentar a sua aposentadoria.

Pode diminuir o valor da aposentadoria?

Sim. O valor da aposentadoria pode diminuir por dois motivos:

  1. Quando um pedido de revisão é feito, o INSS pode reavaliar todo o processo que levou à concessão da aposentadoria, isso significa que se houve algum equívoco que beneficiou o aposentado, esse erro pode ser revisto, fazendo com que o valor diminua ou até mesmo que a aposentadoria seja cortada.
  2. A inclusão de novos elementos (vínculos de trabalho, contribuições não consideradas, dentre outros) pode levar à diminuição do valor da aposentadoria, pois não basta ter direito à revisão, tem que verificar também se ela irá aumentar o valor da aposentadoria.

Para ter certeza que a Revisão irá aumentar o valor da sua aposentadoria, consulte um advogado previdenciário de sua confiança – ele irá analisar todos os direitos e realizar os cálculos necessários para que você não corra nenhum risco.

Como solicitar a Revisão da Aposentadoria?

Para solicitar a revisão aposentadoria siga os seguintes passos:

Documentos para Revisão de Aposentadoria

O primeiro passo é reunir todas as informações e documentação relacionada à sua aposentadoria.

Os documentos principais, relacionado ao benefício para verificar eventuais erros são os seguintes:

  • Extrato de contribuições do INSS;
  • Processo judicial que concedeu a aposentadoria;
  • Processo administrativo de concessão da aposentadoria.

Depois, para fazer o pedido de Revisão, é fundamental apresentar documentos que comprovem o erro no cálculo do benefício, como por exemplo:

  • Documentos pessoais: RG e CPF
  • Carteira de Trabalho
  • PIS/PASEP
  • Provas do erro ou omissão do INSS
  • Carteiras de trabalho
  • Contracheques
  • Documentos de contribuições como autônomo
  • Provas de atividade especial: PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e/ou LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho).

Um advogado previdenciário pode ajudar o trabalhador a reunir as provas necessárias e a solicitar a revisão de forma correta.

Verifique se tem direito à algum tipo de revisão

Após reunir os documentos, é recomendável buscar orientação de um profissional especializado, como um advogado previdenciário.

Esse profissional possui conhecimento específico para analisar o seu caso, identificar possíveis erros no cálculo do benefício e orientá-lo no processo de revisão.

A análise do processo que deu origem ao benefício deve ser minuciosa.

Todos os detalhes devem ser estudados antes de a revisão ser solicitada.

Este cuidado evita que o INSS revise o benefício para valor menor ou até cancele a aposentadoria ou a pensão em caso de erro na concessão.

Na Bocchi Advogados realizamos a Revisão Completa de seu aposentadoria, pois verificamos todas as formas possíveis de revisão para que você tenha a certeza que não deixou nenhum detalhe passar.

Faça os cálculos para revisão

Depois que identificar que você tem direito a alguma forma de revisão é necessário elaborar os cálculos para apuração dos valores.

Coloque na ponta do lápis para ter certeza que o valor da sua aposentadoria irá aumentar.

É aqui que muita gente erra, pois acabam fazendo o pedido no INSS sem realizar cálculos e o resultado acaba sendo desastroso: a aposentadoria pode diminuir ou até mesmo ser cortada.

Um bom diagnóstico previdenciário sobre a sua aposentadoria evitará futuras dores de cabeça.

Lembre-se: não troque o certo pelo duvidoso.

Faça o pedido de Revisão no INSS

Caso haja diferença a receber, o próximo passo é fazer a revisão do benefício no INSS.

Mas atenção: só se tiver diferença! Todo pedido de revisão deve ser seguro.

O segurado pode solicitar a revisão da aposentadoria online, pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Para isso, é necessário acessar a seção “Meus Benefícios” e clicar no botão “Solicitar Revisão”.

No entanto, vale destacar que o auxílio de um especialista pode fazer toda a diferença, garantindo que todos os detalhes sejam considerados.

Acompanhe o andamento do processo

Após a solicitação, é essencial acompanhar o andamento do pedido.

O trabalhador pode acompanhar o andamento do processo pelo site ou aplicativo Meu INSS.

O INSS analisará o pedido e, caso seja procedente, fará o cálculo da revisão e deverá pagar os valores atrasados ao aposentado.

Caso o INSS não proceda a revisão no prazo legal ou recuse a correção do valor do benefício, será preciso protocolar o pedido na Justiça.

Quanto tempo demora um processo de revisão de aposentadoria?

O INSS tem o prazo de 45 dias para analisar a revisão e dar uma resposta ao aposentado.

Se o seu pedido estiver demorando para ser analisado, você pode buscar a justiça.

Reanálise da aposentadoria até o fim do prazo decadencial

Você deve se manter informado sobre seus direitos caso haja alguma nova forma de revisão de aposentadoria.

Isso porque a lei e as decisões da justiça mudam frequentemente.

Ao realizar uma Revisão Completa na Bocchi Advogados você não precisa se preocupar com esse passo, pois nós acompanhamos e analisamos sua aposentadoria sistematicamente.

Isso significa que se surgir qualquer novidade legislativa ou jurisprudencial, estaremos atentos e disponíveis para realizar outro estudo.

Conclusão

A revisão de aposentadoria é um direito de todos os trabalhadores que recebem o benefício do INSS.

Se você acha que seu benefício foi calculado de forma incorreta, não deixe de solicitar a revisão.

O processo de revisão não precisa ser complicado, e contar com o apoio de profissionais especializados pode facilitar todo o procedimento.

Esteja atento aos seus direitos e, se necessário, busque orientação para assegurar que sua aposentadoria reflita corretamente sua vida de trabalho.

A aposentadoria é o resultado de anos de trabalho e dedicação, e é fundamental que ela reflita de maneira justa todo esse esforço.

Picture of Hilário Bocchi Junior

Hilário Bocchi Junior

OAB/SP 90.916 – Advogado e Jornalista especialista em Previdência. Mestre em Direito Público. Palestrante e Autor de 5 livros sobre Aposentadoria. Apaixonado pela sua comunidade do YouTube.
Seja notificado sempre que sair um novo artigo em nosso blog.
Inscreva-se no formulário abaixo