Conheça as principais vantagens da aposentadoria especial

Compartilhe

Você sabia que a aposentadoria especial é um benefício do INSS extremamente vantajoso para certas categorias de trabalhadores?

Mesmo após as mudanças da Reforma da Previdência, ele ainda pode ser uma excelente alternativa para quem quer se aposentar mais cedo.

Neste artigo, explicaremos o que é e quais são as principais vantagens da aposentadoria especial.

Confira:

O que é aposentadoria especial?

Aposentadoria especial é a forma de aposentar mais cedo, em alguns casos sem idade mínima e com valor integral, para quem trabalhou em atividades ou em ambientes que colocam  em risco a saúde, a vida e a integridade física.

Qual é a vantagem da aposentadoria especial?

As principais vantagens para quem tem direito à  aposentadoria especial estão relacionadas com aposentar mais cedo e receber mais:

  • Aposentadoria com tempo reduzido: com 15, 20 ou 25 anos já é possível receber o benefício. Nas novas regras depois da Reforma da Previdência tem idade mínima, mas dá para escapar dela com a regra de transição.
  • Aposentadoria integral: no direito adquirido o valor do benefício é 100%, sem o redutor da expectativa de vida. 
  • Ausência de idade mínima: tanto no Direito Adquirido como na Regra de Pontos não tem idade mínima.
  • Possibilidade de conversão: é possível converter o tempo especial em comum ou o próprio benefício de aposentadoria especial em aposentadoria por idade, se o fator previdenciário for positivo.
  • Proteção à saúde: o trabalhador aposenta mais cedo, sai da atividade de risco e protege sua saúde e integridade física.

Quais são as vantagens da aposentadoria especial em comparação com outros tipos de aposentadoria?

As vantagens da aposentadoria especial em comparação com outros tipos de benefício variam de acordo com o benefício. Veja essas comparações:

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria especial pode ser solicitada até 20 anos antes que a por Tempo de Contribuição, além de o tempo exigido ser o mesmo tanto para o homem como para a mulher.

Só isso já é o bastante para saber qual aposentadoria é mais vantajosa comum ou especial.

Aposentadoria por idade

Mesmo com a Reforma da Previdência a Aposentasdoria Especial ainda apresenta vantagens em relação à por Idade: na aposentadoria especial de 25 anos (atividade leve), os homens e mulheres aposentam com 60 anos de idade.

Já na aposentadoria por idade, a mulher se aposenta com 62 e o homem com 65.

Aposentadoria do professor

A aposentadoria especial é mais vantajosa não só por não ter fator previdenciário, mas também porque qualquer atividade especial conta para aposentadoria, mas na aposentadoria do professor tem que ser apenas no ensino básico, médio e fundamental.

Por que devo considerar contratar um advogado para auxiliar na minha solicitação de aposentadoria especial?

Muita gente entra no site do INSS e pede a aposentadoria como se fosse fazer uma compra pela internet, daquelas por impulso, mas esta é uma compra única em que o fornecedor não aceita devolução e o consumidor é o seu futuro… Melhor não arriscar.

Procurar ajuda de um advogado para aposentadoria é fundamental quando se trata de aposentadoria especial.

O Bocchi Advogados tem uma Equipe que proporciona uma experiência única, interessante e com vários diferenciais:

  • Conhecimento de causas: Advogados especialistas em INSS que já trabalharam em vários processos e têm amplo conhecimento sobre leis, regulamentos e regras de enquadramento de atividades consideradas especiais. Eles sabem de casos semelhantes ao seu, estão antenados em mudanças nas leis previdenciárias e podem fornecer orientações precisas e atualizadas sobre aposentadoria especial.
  • Análise do caso específico: Cada caso é um caso. Quando se trata de atividade especial, a profissiografia (que é a descrição do que o trabalhador faz no dia-a-dia) é fundamental para garantir o sucesso do caso. Não dá para perder a oportunidade de ter um advogado especializado para orientar sobre as melhores estratégias para seu planejamento de aposentadoria.
  • Preparação e revisão de documentos: O processo para solicitar aposentadoria deve sempre começar no INSS, ainda quando se sabe que a Previdência vai negar o pedido e ter discussão na Justiça. A apresentação dos documentos certos, como o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário e o LTCAT – Laudo Técnico das condições Ambientais do Trabalho, é fundamental para auxiliar na defesa e conquista dos direitos perante o INSS.
  • Agilidade e eficiência: A busca de documentos para aposentadoria envolve períodos trabalhados há mais de 20, 25 ou 30 anos e contar com a expertise de um advogado que tem uma Equipe treinada para este trabalho agiliza o processo de busca de documentos e garante mais eficiência na obtenção da aposentadoria especial.
  • Recursos e contestações: Em caso de negativa do INSS, é necessário saber fazer o recurso ou a revisão corretos. Um advogado especializado pode te ajudar tanto no INSS como também na Justiça. 

Fale agora mesmo com um de nossos advogados e seja acompanhado por um especialista em aposentadoria especial.

Picture of Hilário Bocchi Junior

Hilário Bocchi Junior

OAB/SP 90.916 – Advogado e Jornalista especialista em Previdência. Mestre em Direito Público. Palestrante e Autor de 5 livros sobre Aposentadoria. Apaixonado pela sua comunidade do YouTube.
Seja notificado sempre que sair um novo artigo em nosso blog.
Inscreva-se no formulário abaixo