Quais são os Documentos Necessários para Dar Entrada no INSS Auxílio-Doença?

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Se você está buscando informações sobre como dar entrada no auxílio-doença do INSS, é essencial saber quais documentos são necessários para aumentar as chances de ter o benefício concedido.

Por isso, nesse conteúdo vamos abordar todos os detalhes sobre documentos mais importantes para você fazer seu pedido.

Confira:

Quais os documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença?

Se você já sabe o que é auxílio-doença, precisa saber também a melhor forma de conseguir esse benefício.

Uma das partes principais para ter sucesso no seu pedido, é saber quais são os documentos necessários.

Por isso, preparamos a lista abaixo para você saber tudo o que deve reunir antes de dar entrada no auxílio-doença:

Documento com foto

O INSS exige que você apresente um dos seguintes documentos:

  • RG
  • CNH (carteira de motorista)
  • Carteira de identidade de Órgãos de Classe:
  • Passaporte 

CPF

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é essencial para o pedido de benefício.

Mas se o seu RG ou qualquer outro documento de identificação já tiver o número do CPF, a apresentação dele é dispensada.

Por exemplo: muitos RG, principalmente os mais recentes, já têm o número do CPF.

Comprovante de Residência

É importante apresentar um comprovante recente do local de sua residência.

Os mais comuns são:

  • Conta de luz
  • Conta de água
  • Conta de telefone

Pode ser qualquer outro documento que comprove seu endereço.

Extrato Previdenciário CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um documento que contém todas as suas contribuições previdenciárias.

É importante verificar se há alguma informação errada ou faltando antes de fazer o pedido.

Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho é importante para comprovar seu vínculo de emprego.

Pode ser necessária caso o INSS não tenha as informações completas do seu trabalho.

Carnês de contribuição

Esse documento pode ser necessário para as seguintes pessoas comprovarem os recolhimentos para o INSS:

  • Contribuinte individual, autônomo e MEI
  • Segurados facultativos

Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

Se o motivo do pedido de auxílio-doença for um acidente de trabalho, é necessário apresentar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Esse documento deve ser emitido pela empresa.

Documentos médicos

Os documentos médicos são os mais importantes para o pedido de auxílio-doença, principalmente no momento da perícia:

  • Relatórios e atestados médicos
  • Receitas médicas
  • Histórico de internação
  • Tratamento médico
  • Exames médicos e laboratoriais

Lembre-se: o perito médico do INSS não conhece todo o seu histórico de saúde, ele fará essa análise com base nos documentos que você apresentar.

Quanto mais informações médicas detalhadas, melhores as chances de aprovação do seu pedido no INSS Auxílio-doença.

O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença?

O Laudo Médico deve ser emitido por um profissional e conter principalmente:

  • Diagnóstico da doença ou lesão
  • CID (Classificação Internacional de Doenças).
  • Descrição detalhada da incapacidade para o trabalho.
  • Indicação do tempo provável de tratamento e recuperação
  • Carimbo e assinatura do médico com o número do CRM.
Saiba mais: Nós preparamos um conteúdo completo sobre tudo que deve constar no laudo médico para auxílio-doença!

Qual o passo a passo para dar entrada no auxílio-doença?

A forma mais simples e rápida de solicitar o benefício é pelo Site ou Aplicativo do Meu INSS, por isso mostraremos em detalhes como solicitar por esse meio.

Mas, também é possível fazer o pedido pelo telefone 135.

Vamos ao passo a passo:

Entrar no Site Meu INSS

O primeiro passo é acessar o site Meu INSS (ou aplicativo):

  1. Clique em “Entrar com gov.br”
  2. Informe seu CPF e clique em Continuar
  3. Depois a Senha e clique em Entrar.

Procurar por Pedir Benefício por Incapacidade

Após acessar a página inicial, procure pela opção “Pedir Benefício por Incapacidade” e clique nela.

Vai abrir uma nova tela, em que você deve:

  1. Escolher  na lista a opção “benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) e clicar em Ciente
  2. Confira as informações da nova tela e clique em Avançar
  3. Agora basta seguir as orientações e não esqueça de juntar os documentos médicos!

Agendar Perícia

O próximo passo é agendar e comparecer na perícia médica.

Este é um procedimento obrigatório onde um médico do INSS avaliará sua condição de saúde e determinará se você realmente está incapacitado para o trabalho.

Compareça na data agendada e leve todos os documentos necessários no dia da perícia.

Saiba mais: Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença após a perícia?

Para saber mais entre em contato com a Bocchi Advogados!

Se você ainda tem dúvidas sobre documentos auxílio-doença ou precisa de ajuda para fazer o pedido do benefício, Entre em contato com a Bocchi Advogados.

Nossos especialistas em direito previdenciário estão prontos para ajudá-lo a garantir o melhor benefício possível.

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Hilário Bocchi Junior

OAB/SP 90.916 – Advogado e Jornalista especialista em Previdência. Mestre em Direito Público. Palestrante e Autor de 5 livros sobre Aposentadoria. Apaixonado pela sua comunidade do YouTube.
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